5 provas que a gratidão é mais poderosa do que você imagina

Por que fala-se tanto sobre gratidão?!! Que benefícios você terá na sua saúde e na sua vida se começar hoje a praticar todos os dias a gratidão?!! A gratidão tem  papel fundamental que ela tem na ativação do potencial e da performance. Você sabia que pessoas mais gratas costumam ser muito mais prósperas em todas as áreas da vida! Por isso precisamos aprender a ser gratos, podemos aprender a reconhecer motivos para ser grato e sobretudo COMUNICAR gratidão em atos, palavras e ações.

Nesse artigo eu vou te mostrar 5 razões porque você deve começar a ser mais grato e ensinar um exercício para praticar a gratidão no seu cotidiano.

5 razões porque você deve começar a ser mais grato

Segundo o psicólogo e pesquisador Robert. Emmons o indivíduo grato é capaz de lidar com mais eficácia com o estresse diário, sendo mais resistente a traumas, se recuperando mais depressa de eventos negativos, e conseguindo caminhar com mais leveza em direção ao seu objetivo.

Se você ainda não sabe, A gratidão é uma emoção, disposição de ânimo, um hábito, de se sentir grato, de reconhecer motivos para ser grato e sobretudo COMUNICAR gratidão em atos, palavras e ações.

Ela tem papel fundamental na ativação do potencial e da performance. Pessoas mais gratas costumam ser muito mais prósperas em todas as áreas da vida!

Mas sabe porque você deve ser grato?

Bom… primeiro porque a gratidão abre as portas para a felicidade!

Segundo porque a gratidão é uma poderosa ferramenta vibracional. Quando você está sendo grato está movimentando sua energia pessoal com vibração elevada e é nesta esfera elevada que se conecta com seu poder pessoal de fazer acontecer.

E além disso, existem cinco provas que a gratidão é mais poderosa que você imagina. Essas provas estão ligadas aos benefícios psicológicos da gratidão: A prática frequente da gratidão vai:

  1. Aumentar sua autoestima e a empatia.
  2. Desenvolver sua resiliência mental em tempos difíceis.
  3. Melhorar o humor, diminui o stress e a negatividade.
  4. Estimular emoções positivas.
  5. Diminuir a insegurança, a desconfiança e a inferioridade.

Estudos dizem que a gratidão pode trazer benefícios para várias áreas da vida. De acordo com uma pesquisa da Associação de Psicologia Americana, de 2015, os pacientes com alguma insuficiência cardíaca que tinham mais atitudes de gratidão apresentavam níveis menores de biomarcadores inflamatórios – o que indica a presença de alguma inflamação no organismo que pode ser fatal para essas pessoas. A gratidão também fazia essas pessoas dormirem melhor, ter bom humor e passar os dias com menos cansaço.

Liste 10 coisas pelas quais é grato

Exercício da Gratidão dos dez dedos

A gratidão deve ser praticada! Por isso quero aproveitar para te ensinar uma prática formal de gratidão no seu cotidiano. Uma estratégia simples para você fazer no seu dia a dia. É um exercício chamado: gratidão dos dez dedos.

Vamos lá. Gostaria que você pudesse trazer a sua mente dez coisas pelas quais você é grato, pense em dez coisas. Pensou? Agora quero que você conte essas coisas nos dedos, cada motivo para agradecer vai ocupar um dedo. Vai contando nos dedos até chegar a dez, mesmo que a contagem fique mais difícil após o quarto dedo. Pare e pense e finalize nos dez.

Por exemplo, Vamos lá: Pode ser que você seja grato por:

  1.   Tomar um café da manhã bem tranquilo;
  2.   Perceber que o sol brilha lá fora;
  3.   Beber um copo de água para matar a sede;
  4.   Ouvir os passarinhos cantando no céu;
  5.   Tomar um bom banho depois de um dia de trabalho;
  6.   Ouvir um eu te amo e sorriso lindo da sua filha;
  7.   Encantar-se com um maravilhoso pôr do sol;
  8.   Almoçar com a família;
  9.   Ouvir uma bela música;
  10.  Receber um abraço carinhoso

A gratidão é um dos bens mais valiosos da alma.

“Gratidão é o sentimento de reverência pelas coisas que são dadas”. É uma mudança mental’ para se concentrar não no que falta, mas valorizar o que elas já têm.

Seja grato por tudo!

Quanto mais grato você for, mais verá a sua vida desenrolar e grandes oportunidades aparecerão em seus caminhos.

Comece a sua semana sendo grato, fazendo a MEDITAÇÃO GUIADA DA GRATIDÃO

Artigo escrito por Roberta Sanzi, psicóloga e coach. Conheça o consultório online.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *