Não espere para ser feliz. Como ser feliz agora?

Vivemos num mundo onde a felicidade é vendida como consequências das conquistas materiais, entramos de cabeça nesse jogo de idealização. Se você está insatisfeito por não ter a vida que deseja ter, ao invés de ficar indignado e perder o gosto pelas coisas, liberte-se das condições que te sufocam e não te permitem ser feliz. Você tem sonhos, desejos, vontades, ambições, o que é perfeitamente natural. Há algo quero que você entenda algo bem importante: Ninguém tem que alcançar algo para ser feliz!

Pessoas felizes não esperam grandes momentos, mas tornam o cotidiano agradável, harmonioso. Quando expressamos gratidão com palavras e atitudes a nossa vida muito de modo positivo.

Nesse artigo vamos falar sobre aquela insatisfação que sentimos quando ainda não conquistamos, não alcançamos o que queremos. Vamos falar sobre gratidão e o sentido da felicidade. 

Começando a cultivar a gratidão para ser feliz

Muitas vezes acontecem coisas ruins em nossas vidas. Passamos por traumas e perdas bem marcantes. Algo bem difícil nos é dado, e quando essa coisa difícil acontece conosco, é um desafio para se levantar à oportunidade. É desafiador perceber a que podemos ser gratos quando estamos diante de circunstância tão dolorosa. Mas sempre podemos ser gratos. Sempre há algo a aprender!

É possível exercitar a capacidade de enxergar em cada acontecimento o que ele carrega de bom. Mesmo que estejamos passando por momentos difíceis nos quais envolvam doenças, dificuldades financeiras ou de outra ordem, sempre podemos se estivermos dispostos a encontrar motivos para agradecer. Podemos aprender a ter paciência, por exemplo. Pode ser aprender a lutar pela sua convicção. Essa é uma oportunidade que nos é dada.

Essa atitude determina se a nossa vida será envolvida com bênçãos, ou uma constante reclamação, da qual seremos vítimas das armadilhas do destino. Cultivar a gratidão é uma forma de aceitar cada desafio como uma oportunidade de evolução e crescimento interior.

Mas como cada um de nós pode encontrar uma forma para viver mais em gratidão, não somente ser grato de vez em quando, quando surge algo positivo, mas ser grato em cada momento? Como podemos fazer isso?  Segundo David Steindl-Rast é um método muito simples. É tão simples, que é na verdade o que nos foi dito na infância, quando aprendemos a atravessar a rua. Devemos praticar o: “Pare. Olhe. Siga. Isso é tudo.”

Mas com que frequência nós paramos? Passamos pela vida com pressa. Nós não paramos. Perdemos a oportunidade porque não paramos. Para o autor é essencial parar. Temos que nos aquietar. E temos que construir placas de “Pare” em nossas vidas. E assim podemos também abrir nossos corações, para as oportunidades de também ajudar os outros, de fazê-los felizes. Por isso, pare, olhe e depois siga, e faça realmente alguma coisa! E o que podemos fazer é o que quer que a vida lhe ofereça nesse momento presente. Na maioria das vezes, é a simples oportunidade de aproveitar.

ser feliz agora

A felicidade vivida agora

Em algum momento das nossas vidas compramos a ideia de que a felicidade é consequência das conquistas materiais, pensamos que temos que alcançar algo para ser feliz e esquecemos de ser feliz diariamente. Olhamos para a nossa realidade e como ainda não alcançamos aquilo que gostaríamos entramos num estado de insatisfação, e as coisas vão perdendo o brilho. E desse estado para a depressão a distância é bem curta.

Ninguém tem que alcançar algo para ser feliz! A felicidade não é algo a ser alcançado.

Um sonho precisa nos motivar a ficar bem, nos dar força  e nos ajudar a ser melhor a cada dia. Quando ele vira pesadelo é hora de mudar sua maneira de ver as coisas. Você não “tem que” conseguir, ou tampouco “tem que dar certo”. Você não pode comprometer o seu valor próprio às custas de um resultado. Seu valor não depende de um resultado. Pensar assim não vai  ajudar você a ser feliz.

Liberte-se da obrigação de atingir seu sonho. Você não” tem que” provar nada a ninguém, nem mesmo a si mesmo. Você precisa apenas ser feliz. Porque somente quando somos felizes somos capazes de obter as respostas de poder que literalmente abrem caminhos para o êxito e as realizações.

Como diria Jober Chaves: “imagine que você hoje está no ponto A,  e que seu sonho vai leva-lo ao ponto B. A felicidade não está depois do ponto B, ela está no caminho até o ponto B. A mágica do sonho é que você começa a ser feliz agora. Considere assim: felicidade é plantar e sucesso é colher”.

Artigo escrito por Roberta Sanzi, psicóloga e coach. Conheça o consultório online.

1 ideia sobre “Não espere para ser feliz. Como ser feliz agora?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *