fbpx

Eu fracassei e por isso tive êxito

Você já fracassou alguma vez na vida?

Você já errou ou perdeu uma grande partida, seja na área pessoal ou profissional?

Você já sentiu alguma vez o sabor amargo da falha ou da queda? Você já teve seus planos frustrados?

Eu acredito que a maioria das pessoas que batalham pelos seus planos, que são guerreiros, homens e mulheres de garra, já experimentaram o fracasso e a queda pelo menos uma vez na vida – e alguns deles, MUITAS VEZES. Mas pessoas persistentes não desistem. Eles podem até recuar algumas vezes para retomar suas forças e voltar para o jogo da vida.

Pois bem, e foi justamente o que aconteceu comigo. Eu fracassei, e o meu grande fracasso aconteceu em 2013. Foi quando estava no auge da carreira empreendedora já tinha pós-graduação, trabalhava há 15 anos com pessoas e era sócia de uma consultoria em Recursos Humanos. Eu estava feliz, realizada profissionalmente, gostava do que fazia, tinha clareza dos meus pontos fortes e conseguia utilizá-los no meu trabalho diariamente. Estava onde eu desejava profissionalmente! Tinha confiança nas minhas competências e tinha reconhecimento financeiro.

Aí veio a crise e que criseeeeee. Quem não passou por uma crise na vida? A crise, no meu caso, ocasionada por um declínio no meu casamento que culminou com a dissolução de uma sociedade, e a decisão dar a um novo rumo profissional e começar a empreender em um outro ramo. Foram uma sucessão de erros, falhas que culminaram em um grande fracasso. Um momento em que eu me senti PERDIDA, desorientada, insegura. Surgiram até dúvidas quanto as minhas competências e talento, parecia que não sabia quais eram os meus pontos fortes, valores e potencial.

EU lembro bem, como foi difícil sair do buraco negro do fracasso. E para mim foi extremamente difícil porque tinha duas filhas pequenas, uma de 1 mês e a outra de 2 anos. Estava desacreditada de tudo que havia aprendido em termos de teoria e definitivamente sem direção, sem norte, sem confiança e sem coragem para empreender novamente.

Afinal quem acha fácil sair desse desconforto todo, onde você não se sabe onde vai pisar e nem onde vai chegar. Quem nunca passou é porque possivelmente não errou, arriscou e perdeu.

Sabe o que vem depois do fracasso? O que vem depois é simples. É o que você decidir fazer depois.

A primeira coisa que decidi era que precisava entender tudo que estava acontecendo na minha vida. Lembro bem que eu peguei um caderno e comecei a fazer um diário, escrevia como estava me sentindo, o que me magoava, em eu acreditava, o que me motivava, o que pretendia, quais eram meus erros, o que me inspirava. Comecei a escrever o que pensava sem preconceitos e julgamentos sobre minhas emoções e pensamentos, despejando reflexões no papel, como se os pensamentos fossem como um riacho que corre tranquilamente rio abaixo. Essa prática tão simples fez com que eu aos poucos eu pudesse me sentir mais animada, forte, corajosa e calma.

A segunda coisa que fiz foi cuidar de mim mesma. Foi procurar ajuda de um psicólogo que pudesse me acolher e ajudar a dar a volta por cima. Decidi cuidar da minha saúde e bem-estar, afinal de contas precisava estar inteira para cuidar das minhas duas filhas, que na época tinham: 1 mês e 1 ano e 10 meses.

A terceira atitude foi voltar a ler muito e estudar. Li muitos livros e pesquisas, fui a fundo nos estudos. No ano de 2014 fiz duas formações, uma Mindfulness (UNIFESP) e outra em Professional Coaching (SLAC). Foi nessas imersões que de alguma maneira o conhecimento junto com a minha experiência de fracasso fez total sentido para mim. Ali foi o meu PONTO DE VIRADA, ali que comecei a enfrentar e superar todas as barreiras que eu tinha, o medo de não ser aprovada pelos outros, a insegurança, o receio, a dúvida. Comecei a encarar a situação de frente, criar responsabilidade e coragem para cuidar da minha vida, resgatar a minha autoconfiança, bem-estar, com muito amor e auto aceitação.

O mais legal é que toda esta experiência frustrante e decepcionante de fracasso oportunizou coisas boas na minha vida, mas claro que na época não conseguia ler a luz do final do túnel. Segundo Brene Brown: “o meio do caminho é confuso, mas é também onde a mágica acontece”.

O fato é que quando comecei a fazer meu diário de emoções que chamei de: meu laboratório de aprendizagem passei a cuidar da minha vida novamente, enfrentei o medo e encontrei comigo mesma, da forma mais crua e com todas as nuances. Tive o privilégio de encontrar a velha Roberta, forte e decidida, e conhecer uma nova Roberta, sensível, aberta, inteira e pronta para ser dona de si novamente.

O interessante é que com esse diário comecei a me aprofundar no tema da confiança e realização profissional e acabei escrever o E-book Seja Dona da sua Vida, que foi uma grata surpresa na minha vida. O e-book surgiu da minha experiência de fracasso. Ele foi o fruto do fracasso, literalmente.

Eu fracassei e por isso escrevi o E-book Seja Dona da Sua Vida.
Através da escrita eu me curei. Com o E-book eu assumi meu fracasso para conseguir reescrever a minha narrativa. Aprendi, evolui e me tornei o herói de minha história. Tive a oportunidade de resgatar as forças, valores e valorizar a minha essência. Assumi responsabilidade pelo novo objetivo empreendedor. Criei um espaço de potência e força, que nomeie do: Círculo de Autoconfiança. Sem dúvida, consegui superar os desafios da jornada, agir com confiança e ser protagonista. Baixe AQUI o E-BOOK: Seja Dona da Sua Vida.

Em 2015, após mergulhar numa jornada corajosa de envolvimento com as minhas forças que consegui ter um novo entendimento sobre como nós mulheres poderíamos buscar o sucesso aumentando a confiança em nós mesmas e criei A Jornada de Realização. Conheça AQUI: o curso introdutório GRATUITO A Jornada de Realização.

Eu fracassei e por isso criei a Jornada de Realização. Uma jornada que trouxe para a minha vida uma nova maneira de se posicionar e tomar decisões, na qual eu sai mais independente e confiante em relação a si mesma e em relação ao meu papel no mundo. É um programa inovador totalemente ONLINE, comporto por um caminho de 10 aulas! Fruto da combinação da minha vasta experiência como psicóloga com novas pesquisas e métodos de autores como Brene Brown, Hal Elrod, Katty Kay & Claire Shipman, Shizard Chamine.

O Programa é um processo estruturado para você SER CONFIANTE e buscar a realização que você deseja e merece. E se você seguir passo a passo, com comprometimento, você consegue superar todos os obstáculos que hoje tem impedido muitas mulheres avançar, assim como aconteceu comigo.
Coloque a sua felicidade e realização em primeiro lugar! Quero participar!

Hoje tenho a consciência de criar, realizar e trabalhar significa estar sujeito a quedas; mas a grande vantagem disso é que a cada vez que você ESCOLHE se levantar, recusando-se a ficar caído e rejeitando o fracasso, a PERSISTÊNCIA cresce em seu interior e fica mais forte. Hoje sou uma extremamente persistente e focada.

Muitos optam pela maneira segura de nunca ser fracassado que é NÃO FAZER NADA, ou NÃO TENTAR, ou NÃO ARRISCAR.

Se você simplesmente viver seus dias à sombra CONFORMISMO, fazendo o mínimo, apenas aquilo pelo que lhe pagam, se alegrando com resultados de conquistas dos outros nunca fracassará. Não há derrota no conformismo; não há fracasso na não ação; não há dores e decepções na estagnação.

“É melhor arriscar coisas grandiosas, e conquistar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a fracasso e …” Theodore Roosevelt

Para os PERSISTENTES aparecem as perdas, quedas e fracassos, mas também são as que conquistas GRANDIOSAS, justamente porque elas estão abertas e aptas a criar o seu PRÓPRIO DESTINO, escolhem apesar das perdas, persistir e vencer.

“Sou empreendedora, determinada e psicóloga apaixonada pelo comportamento humano. Para mim tornar-se protagonista da sua história implica em assumir a responsabilidade pelas mudanças que você quer e deseja!” Roberta Sanzi

http://www.robertasanzi.com.br/cursos/curso-introdutorio/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *