fbpx

A Mulher empreendedora brasileira – Uma entrevista com a criadora do Blog Mães Empreendedoras, Maria Cristina Bernardo.

Há alguns meses atrás fizemos uma série de artigos sobre empreendedorismo feminino, queríamos saber quem eram, por que abandonaram suas carreiras para empreender e quais eram seus principais desafios. Foi aí que eu conheci o trabalho da Maria Cristina, que assessora centenas de mulheres, como nós, a empreender. O trabalho da Maria é extenso, ela é envolvida em diversos projetos de empreendedorismo feminino, dentre eles eu destaco o Blog Mães Empreendedoras e o Curso Oficina de Ideias.

Desde que eu conheci o Blog Mães Empreendedoras eu quis entrevistar a Maria Cristina!! Finalmente conseguimos nossas agendas de empreendedoras, rsrs. Eu fiquei surpresa ao descobrir que a maternidade é um dos grandes motivos pelos quais as mulheres empreendem, porque à primeira vista a vida de empreendedor parece mais arriscada, preocupante e trabalhosa… Entretanto existem muitas boas razões para as mães fazerem essa decisão. É sobre isso que eu conversei com a Maria Cristina a seguir.

woman tree pregnancy happiness

FONTE: Pixabay / Pexels.com

Maria, na sua opinião por que as mulheres brasileiras estão empreendendo cada vez mais? O que tem levado a decidir iniciar um negócio frente a outras alternativas como seguir carreira em uma empresa, por exemplo?

A flexibilidade de horários, necessidade de geração de renda, vontade de passar mais tempo com a família e de desenvolver um trabalho com propósito. Estes são os principais motivos pelos quais as mulheres decidem cada vez mais tornarem empreendedoras no Brasil. Outro ponto importante é que o mercado de trabalho muitas vezes é excludente com as  mulheres , principalmente com as mães. Há pesquisas que mostram que 47% das mulheres acha que perdeu uma oportunidade de trabalho por conta da maternidade. Essa situação acaba impulsionando as mulheres a buscarem novos caminhos para a carreira e o empreendedorismo é uma alternativa.

Falemos sobre quem é a mulher empreendedora brasileira, quais são as características, perfil e desejos desta mulher?

A mulher empreendedora brasileira tem em média 38 anos, é mãe e tem formação superior. As mulheres empreendedoras buscam oportunidade de se desenvolverem pessoalmente e gerarem negócios que sejam positivos para elas e para os outros. Empreendem principalmente em serviço e comércio nas áreas de alimentação, moda, artesanato e beleza incrementando a economia criativa.

Dado seu perfil, quais são os principais desafios dessa mulher que quer empreender?

Os principais desafios são fazer um bom planejamento para dominar a gestão da empresa e conseguir investimento. Para as mães, um dos desafios também é dividir o tempo entre as tarefas do negócio e da casa.

photo of woman using her laptop

FONTE: bruce mars /Pexels.com

Um dos maiores desafios de empreender, na minha opinião é definir o ramo de negócio. Diga-me como você encontrou a sua missão e transformou em um negócio rentável?

Assim como milhares de mulheres, decidi começar a empreender para estar mais perto do meu filho e após uma demissão. O começo da trajetória foi complicado. Por conta da falta de experiência cometi erros e tive que fechar o negócio. Mas a experiência foi tão intensa que me apaixonei pelo caminho do empreendedorismo e decidi continuar em outra iniciativa, na época junto com meu marido.

Me dediquei  a estudar muito sobre gestão de pequenos negócios, fiz cursos, pós-graduação e em 2015 surgiu o blog Mães Empreendedoras. Ele nasceu justamente dessa minha vontade de compartilhar com outras mulheres a minha vivência e ajudá-las a estarem mais preparadas para empreender. A partir daí venho desenvolvendo o blog que hoje traz informação de qualidade através também das redes sociais. Ao longo do tempo realizei consultorias, serviços relacionados a gestão de redes sociais e aprendi muito sobre esse universo digital.

Hoje o Mães Empreendedoras oferece cursos online para solucionar problemas das mulheres e seus negócios. Atualmente está com inscrições abertas o Oficina de Ideias, um curso completo para ensinar tudo que a empreendedora precisa saber para dar os primeiros passos do negócio e dominar a sua gestão. Em breve serão lançados novos cursos.

Como você tem ajudado centenas de mulheres a empreender?

Ajudo as mulheres através do meu conhecimento que é baseado na minha experiência de mãe empreendedora gerindo pequenos negócios e também em muito estudo e capacitação. Sou pedagoga por formação e isso me possibilita trazer cursos bem estruturados e que ensinam o que a mulher precisa saber de um jeito acessível e colocando a mão na massa. Quero cada vez mais ajudar as mulheres a conquistarem sua independência, realizarem seus sonhos e sentirem-se empoderadas através de seus negócios.

Muito interessante a sua jornada empreendedora, Maria. Que DICA você daria a quem lê este artigo e está pensando em abrir um negócio?

Dedique-se a estudar constantemente sobre o seu negócio. Isso vai te permitir enfrentar os desafios e correr menos riscos. Empreendedoras preparadas têm mais sucesso. Como sempre digo, se estudamos para qualquer profissão por que para empreender seria diferente?

Se você quer conhecer mais sobre o trabalho da Maria Cristina Bernardo, acesse:

Quem é Maria Cristina Bernardo:

MENTORA DE PEQUENOS NEGÓCIOS, CRIADORA DE CONTEÚDO E BLOGUEIRA.
Carioca, mãe de três, entrou no mundo do empreendedorismo há 10 anos depois do nascimento do seu primeiro filho. Em 2015 criou o blog Mães Empreendedoras a partir de sua história pessoal para compartilhar conhecimento, empoderar e ajudar mulheres no Brasil e mundo afora a começarem suas trajetórias como empreendedoras e mudarem de vida.

Criadora do Curso Oficina de Ideias e responsável também pelo projeto Crianças por aí.

Além de tudo isso, é pedagoga formada pela UFRJ. Especialista em Sustentabilidade pela PUC-RJ e Gestão de Pessoas pelo IBMEC. Participante da Rede de Empreendimentos Sustentáveis Shell Iniciativa Jovem.

Artigo escrito por Rafaela Sanzi e originalmente publicado em Attached Creative

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *