Roberta Sanzi

O apego ao passado é a causa do seu sofrimento

Pessoas que vivem reclamando de situações que aconteceram no seu passado são prisioneiras de um estilo de vida que as faz sofrer: o apego ao passado.

Eu escuto com bastante frequência no consultório reclamações e lamentações de histórias do passado, pessoas reclamando de situações marcantes e até traumáticas que aconteceram. São pessoas que vivem prisioneiras de um estilo de vida que a está fazendo sofrer muito: o apego ao passado.

Você vive pensando no passado?

Como essa dificuldade é bastante comum, vou compartilhar com você a minha opinião como psicóloga e conselhos para você começar a libertar-se do passado.

O apego ao passado é um comportamento de pessoas que vivem mais ancoradas no ontem do que no hoje. Vão guardando e visitando lembranças de momentos vividos, e o pior é que muitos desses não são bons assim, bem pelo contrário, são ruins. Mas, de tanto pensar, falar, pouco a pouco, sem se dar conta, as pessoas acabam presas a essas lembranças e não se permitem desfrutar do presente.

É incrível como carregamos conosco o peso dos fracassos passados, negócios inacabados, dificuldades de relacionamento, brigas não resolvidas, dificuldades com os pais, ambições não satisfeitas. Isso reflete uma dificuldade de não conseguir abandonar o passado, a mania de remoer coisas que aconteceram. O pior é que isso vira um hábito.

O Apego ao passado é o problema.

Não dá para impedir o fluxo de lembranças infelizes, elas vêm automaticamente. Mas podemos parar de alimentar esses monólogos negativos internos e interromper esse círculo vicioso.

Não se apegue demais ao passado, porque querer viver uma vida que já não existe mais não faz bem a você. 

Com o passado podemos aprender lições valiosas, ensinamentos para a vida e direcionamentos para o futuro. Então, aproveite, perdoe-se pelos seus erros e perdoe aqueles que feriram seus sentimentos. Coloque essas dores em um envelope e guarde-o nos arquivos do passado, definitivamente.

Se você está cheio de culpa, ressentimento, tristeza, mágoa, injustiça… Então, você está com excesso de passado. Por isso, talvez seja difícil reconhecer que o apego passado é a causa do seu sofrimento.

frase inspiradora. Mulher olhando para vários relógios na parede. “O passado não é o problema. O problema é a sua atitude em relação ao passado.” Roberta Sanzi

O Passado Deve ficar no Passado

É a sua incapacidade de seguir adiante que está lhe prendendo ao passado. Estar presa ao passado é perder a oportunidade de transformação. Apesar de problemas passados nos ensinarem valiosas lições, o passado deve ficar no passado.

Pela minha experiência pessoal e profissional com a psicologia e coaching o essencial é dar um significado para essa vivência e buscar a consciência e a decisão no presente. Porque simplesmente não podemos mudar o que já passou. Já dizia Jean Paul Sartre: 

frase inspiradora. apego ao passado. mulher de olhos fechados no pôr do sol. “Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você.”
Conteúdos para você

Leia as últimas Dicas & Conselhos