Roberta Sanzi

Saiba a diferença entre sentir medo e ansiedade

Você sofre com ansiedade? Descubra qual é a diferença de ansiedade e medo e um segredo que influencia muito seu nível de ansiedade.

Sentir Ansiedade é Normal, mas não é Saudável!

A ansiedade é uma emoção normal do ser humano, comum ao se enfrentar alguma dificuldade no trabalho, antes de uma prova ou diante de decisões difíceis do dia a dia. Ela faz parte do nosso sistema de defesa e tem como objetivo nos proteger. Ela teve um papel importante nos primórdios da evolução humana. 

Mas a ansiedade é considerada um o mal da vida moderna porque virou um problema mundial, que afeta todos independente da classe social, em todos os países do planeta, em maior ou em menor grau. 

De acordo com a OMS, 33% da população mundial sofre de Transtornos de Ansiedade e o Brasil é um dos primeiros a aparecer na lista dos países com o maior índice de ansiosos.

O significado de ansiedade mais aceito hoje em dia é do psiquiatra australiano Aubrey Lewis que, em 1967, descreveu o termo como “um estado emocional com a qualidade do medo, desagradável, dirigido para o futuro, desproporcional e com desconforto subjetivo”. 

Então, ela é um sentimento incômodo e projetado para o futuro. A pessoa ansiosa vive num estado de alerta constante por causa de uma situação que pode acontecer e causar sofrimento.

diferença medo e ansiedade

2 Diferenças fundamentais entre o Medo e Ansiedade

Risco Real versus Expectativa de Risco

A primeira diferença é que o medo é um sentimento relativo a um fator real, palpável, que existe. Já a ansiedade é como se fosse uma expectativa de um perigo incerto, algo que a gente imagina que vá acontecer e se julgue incapaz de lidar. 

Tanto o medo quanto a ansiedade fazem parte do sistema límbico e surgem na mesma região do cérebro: na amígdala. A função da amígdala é analisar à nossa volta possíveis ameaças, registrar os perigos e também armazenar novos riscos para o futuro. 

Ameaça Próxima versus Ameaça Futura

A segunda diferença de medo e ansiedade está na distância do perigo. A causa da ansiedade está no futuro, enquanto a causa do medo é uma ameaça próxima.

O que é diferente é a forma como o corpo reage a cada um desses estados emocionais. Quando ansiosos, conseguimos agir racionalmente e traçar planos para eliminar o perigo com calma. Já quando sentimos medo, as nossas reações básicas são as mesmas de um animal assustado, que decide se enfrenta a ameaça ou se sai correndo para longe o mais rápido possível. O medo usa o famoso sistema ‘luta ou fuga’.

diferença de medo e ansiedade

Como lidar com o medo e com a ansiedade

Em função destas diferenças, existem formas diferentes de tratar o medo e a ansiedade. Vamos falar especialmente sobre ansiedade aqui, mas você encontrará vários artigos sobre medo aqui no Blog. 

Agora eu quero te contar um segredo. 

O que influencia muito a ansiedade é a nossa maneira de pensar. Se a pessoa é muito pessimista e imagina o tempo inteiro que as coisas vão dar errado, ela sofre mais com a ansiedade. 

Essa ideia de pensamento pessimista faz uma pessoa ser mais preocupada do que outra, e é central para entender a ansiedade no ser humano. Nesse sentido, uma pessoa ansiosa precisa vencer um grande obstáculo, que é aprender lidar com pensamentos que se transformam em preocupações constantes.

Ansiedade é o sentimento típico de quem vive no futuro, se preocupando com as coisas que ainda vão acontecer. Ela pode ser um estado verdadeiramente limitador do nosso bem-estar, criando desconforto e bloqueios na sua ação

Para reduzir a preocupação com o futuro, é necessário diminuir o nível de ansiedade. Como fazemos isso? Como psicóloga, eu tenho estudado uma série de pesquisas e desenvolvido técnicas para tratar e reduzir a ansiedade. Essas técnicas são baseadas na mudança de pensamentos, no treinamento da atenção e na inteligência emocional. 

Quanto mais aspectos se conseguir diminuir e compreender, melhor será resultado traduzido em comportamento.

Conteúdos para você

Leia as últimas Dicas & Conselhos