Roberta Sanzi

6 Atitudes para Acabar com a Negatividade

O que fazer quando a negatividade aparece com força na nossa vida? Precisamos olhar primeiro para fora, ao nosso redor. E depois, para dentro, para o nosso estado emocional. A negatividade consome a nossa energia de forma muito rápida, nos cansa, esgota e consome pouco a pouco. Por isso, é tão importante encontrar formas de driblar a negatividade. Neste artigo, você vai conhecer seis atitudes para libertar-se da negatividade.

A negatividade dos outros dificulta a sua vida?

Infelizmente, estamos rodeados de negatividade. Às vezes são as situações, às vezes são pessoas que têm uma carga negativa. 

Situações negativas como, por exemplo, problemas com amigos, competição e dificuldades no ambiente de trabalho, discussões familiares, desentendimento com pessoas próximas e notícias trágicas na televisão e no jornal, são muito comuns. 

Você já reparou como essas situações aumentam os níveis de ansiedade e de estresse? Embora sejam situações externas e estão fora do nosso controle, elas nos afetam e muito. 

Além das situações negativas, acontece de nos vermos cercados de pessoas negativas. Ninguém está imune! Podem ser amigos(as), familiares, chefe, colegas de trabalho, cônjuge, pessoas do nosso círculo de relacionamento pessoal e profissional. 

Neste caso, não podemos ignorar o fato de que a negatividade dessas pessoas também consome a sua energia.

Quando a Negatividade é Sua! 

E quando a negatividade vem de dentro para fora?! Sim, existe a negatividade que vem de dentro. A negatividade interna ou estado mental negativo não é muito falada, porque é um aspecto interno e pessoal. É muito mais comum ouvirmos a respeito da negatividade externa, principalmente aquela que vem dos meios de comunicação, mídias sociais, companhias e do ambiente.

Podemos remover este entrave dentro de nós mesmos hoje. Podemos começar já!

Para mim, a negatividade interna merece uma atenção muito maior, em parte porque está sob o nosso controle. Se a tua energia positiva traz mudanças produtivas para a sua vida, o mesmo acontece com a energia negativa. 

Inconscientemente, trazemos à nossa vida pessoas e situações que refletem nosso estado emocional. 

Pergunte a si mesmo: Como me sinto? Estou alegre, feliz, tranquilo, preocupado, triste, desanimado, estressado, desmotivado, frustrado?

Em muitos casos, temos que nos dar conta que a energia negativa externa pode ser o reflexo do seu estado emocional. Ao negarmos essa ideia, atraímos mais e mais negatividade! 

Lembre-se de que, se você está bem consigo mesmo, estará bem com os outros e a positividade vai permear a sua vida. A melhor forma de enfrentar os desafios da vida é encará-los e assumir a responsabilidade pelo que sentimos, falamos, fazemos e pensamos.

Jamais gaste tempo e energia culpando e reclamando dos outros por algo que você fez ou por como você se sente. Ao agir dessa maneira, você se transformará em vítima da situação. Se colocar na posição de vítima produz sentimentos negativos, depressivos e gera ressentimento. Desta forma, você vai andar para trás. Ao invés disso, utilize o seu tempo e energia para superar essas circunstâncias.

O importante é sermos responsáveis por nossos sentimentos e mudanças de humor. Não siga pela vida dizendo que a negatividade das outras pessoas afeta o seu estado mental, porque a única coisa que você vai conseguir com isso é gerar ainda mais negatividade. 

Ao invés de procurar culpados, procure uma solução para mudar a situação e fazer você se sentir melhor.

Eu quero ajudar você a se libertar da negatividade! E essa mudança começa agora! 

6 Atitudes Simples de Driblar a negatividade

Leia e releia. Faça as suas anotações num bloco ou no celular.  A partir de agora, você vai conhecer as seis atitudes que você deve começar a ter para se libertar da negatividade. Ao desenvolver essas atitudes, você vai driblar qualquer tido de negatividade, a interna e a externa. Pois, como vimos, as situações e pessoas negativas são um reflexo do estado mental negativo. Vamos lá?!

Atitude 1. Pare de reclamar!

O hábito de reclamar só piora a sua vida!

Quando nos encontramos numa situação desconfortável, nosso impulso natural é reclamar. Quando você ouve muito blá-blá-blá negativo interno, você fica contaminado, desmotivado com tanta informação de baixa qualidade. Por causa disso, o seu cérebro automaticamente passa a buscar mais experiências negativas do seu passado e a coisa fica ‘russa’. 

É muito blá-blá-blá negativo! 

Você não se contenta apenas em pensar, você quer falar, falar e falar…. No geral, o impulso parece vir como uma forma de aliviar algo que te incomoda. Mas não demora muito para criarmos uma compulsão, reclamamos sem parar, com todo mundo que encontramos. Utilizamos reclamações como um sistema de fuga.

Agora, uma coisa eu posso te garantir, baseada na minha experiência como psicóloga: Reclamar da situação não vai resolver o problema! Pelo contrário, reclamar vai aumentar seu problema. Sabe porquê? Porque provavelmente as pessoas com quem você vai conversar não são especialistas em resolver esse problema e não vão conseguir ajudar você. O desabafo servirá apenas com uma válvula de escape. 

E daí, sabe o que vai acontecer? Você vai alimentar e fortalecer a negatividade, se sentir cada vez mais frustrado(a), insatisfeito(a) e, consequentemente, desanimado(a), até triste ou deprimido.

Além disso, a raiva e a frustração geradas pelas reclamações fazem o organismo liberar cortisol, o hormônio do estresse. Por isso, eu digo e repito: reclamar só piora a situação. 

Parar de reclamar é um desafio que compensa!

Aqui você encontra um Vídeo sobre como Interromper o Hábito de Reclamar:

Atitude 2. Seja consciente da sua energia

Lembre-se que trazemos à nossa vida pessoas e situações que refletem nosso estado emocional. Por isso, decida conscientemente fazer coisas que te fazem bem, elevam a sua autoestima, produzem satisfação e bem-estar. Consequentemente, você terá mais positividade na vida. Afinal, o seu processo de vida reflete seu estado mental e vice-versa!

Tudo bem sentir-se triste e desanimado em alguns momentos da vida. É natural e faz parte da nossa natureza humana. Mas lembre-se que toda noite de escuridão é seguida pelo amanhecer. Toda tempestade é seguida de calmaria. Após a tempestade, encontramos um lindo arco-íris sorrindo para nós em um horizonte renovado. 

O que eu quero dizer é que toda dificuldade chega ao fim. Tudo tem um resultado e algum tipo de resolução, mesmo que não seja um final feliz.

Um hábito que tenho para resgatar a energia positiva é aplicar a Estratégia dos Salvadores de Energia. Você vai usar essa estratégia quando perceber que está caindo na negatividade. Tome uma atitude imediatamente! Buscar os Salvadores de Energia e a motivação, inspiração e positividade vão subir, você vai elevar-se. 

Veja que a vida diária oferece inúmeras oportunidades para você ser positivo agora!

Somos capazes de limpar toda a névoa e energia negativa que está dentro e fora de nós para abrir espaço no nosso interior e descobrir o potencial incrível que temos!

Atitude 3. Não dê créditos aos seus pensamentos negativos.

Este é um dos conselhos mais difíceis de pôr em prática sozinho. Porque muitas vezes temos plena consciência do que nos incomoda e atrapalha, mas não conseguimos mudar. Muitas vezes nosso cérebro parece que já está configurado para procurar problemas e depois que você focou toda a atenção em coisas negativas é muito desafiador enxergar o lado positivo.

Aprenda a mudar seu foco mental!

Como você se sente é 100% sua responsabilidade, seja protagonista da sua história!

Se você não está conseguindo mudar seu foco mental e trazendo negatividade para a sua vida, está na hora de buscar ajuda profissional. Um psicólogo ou psicóloga pode ajudá-lo(a) nesse caminho. Saiba mais sobre a psicoterapia e como ela pode ajudar.

Longe de buscar mudanças no exterior, devemos entender que a responsabilidade está dentro de nós: mude seu estilo de pensamento e, então, o próprio mundo mudará com você.

Atitude 4. Chega de absorver problemas dos outros!

Para o seu bem, não permita que os problemas dos outros se transformem nos seus. Afinal, você provavelmente já tem os seus. É fácil acabar absorvendo os problemas das outras pessoas e transformá-los em fatores negativos na sua vida. Mas, se você quer diminuir a negatividade, seguir o caminho da pessoa negativa irá apenas piorar a situação.

Por isso, toda vez que você se pegar querendo resolver o problema dos outros, lembre-se de que essa é a vida deles e não a sua. Por mais que você queira ajudar, a perspectiva dos outros sobre o mundo é diferente da sua e projetar expectativas sobre os outros não vai ajudá-los nem um pouco. Também não vai ajudar você.

Você não pode resolver o problema de pessoas que não querem os problemas resolvidos. 

Você pode apenas resolver os seus.

Desfoque dos problemas, foque na solução!

Atitude 5. Liberte-se de companhias negativas

Sabemos que pessoas negativas contaminam o ambiente, roubam energias, sugam nossa vitalidade. Portanto, se você convive muito com pessoas negativas o resultado disso é que seu potencial de conquista será diminuído. Além disso, a convivência com pessoas negativas e reclamonas poderá inclusive levá-lo(a) a estados depressivos, falta de ânimo e até começar a ter dúvida de si mesmo.

Pessoas negativas se nutrem de ideias de impossibilidade, da descrença, da falta de amor, da não esperança e compaixão. A vitalidade de uma pessoa negativa é gasta ou desperdiçada com pensamentos e sentimentos negativos. Por isso, você sente que as pessoas negativas derrubam e sugam a sua energia. De fato, elas colocam você para baixo. 

Nesse sentido, preocupe-se em estar cercado das pessoas certas, aquelas que elevam sua motivação e energia. Quem não gosta de estar ao lado de pessoas felizes, otimistas, prósperas? Lembre-se: Você merece o melhor!

Atitude 6. Concentre-se e Foque!

O que realmente nos dá grandeza, o que nos separa dos outros e nos torna, por sua vez, válidos para nós mesmos, não são nossas habilidades: são nossas atitudes. 

As forças mais poderosas do ser humano são aquelas que nos conduzem às melhores conquistas. Por isso, Foque em suas forças, trace um objetivo e concentre-se no seu plano. Faça todo santo dia algo pela sua meta e por você.

Um recado para você: “Sua ATITUDE, e não sua aptidão, determina sua ALTITUDE”. Zig Ziglar

Conteúdos para você

Leia as últimas Dicas & Conselhos