fbpx

6 Atitudes Simples para Driblar a Negatividade

Quando a negatividade simplesmente aparece com força na nossa vida, precisamos olhar primeiro para fora, ao nosso redor, e depois, para dentro, ao nosso estado emocional. Afinal a negatividade consome a nossa energia de forma muito rápida, nos cansa, esgota e consome pouco a pouco.

A negatividade faz tudo ficar mais difícil na vida!

Infelizmente, muitos momentos de nossa vida são cheios de negatividade. Problemas com amigos, a grande competição e dificuldade de comunicação no ambiente de trabalho, as discussões familiares, o desentendimento com pessoas próximas e as notícias ruins nos meios de comunicação.

Tudo isso acaba por aumentar os níveis de ansiedade e de estresse do nosso cotidiano, trazendo com força a negatividade. Ela, vem de fora, mas interfere, e muito na nossa vida, principalmente, se continuarmos a viver da mesma maneira que estamos acostumados, e assim provavelmente não teremos nenhum tipo de mudança.

Muitas vezes acontece de nos vemos rodeados de negatividade, que vem de companhias negativas, sejam elas amigos, familiares, chefe, colegas de trabalho, ou nossos cônjuges, pessoas do nosso círculo de relacionamento pessoal e profissional. Neste caso não podemos ignorar o fato de que a negatividade dessas pessoas também consume a sua energia.

Negatividade de dentro pra fora

Mas quero te contar que existe a negatividade que vem de dentro. A negatividade interna raramente não é muito discutida e costuma ser minimizada, por ser um aspecto interno e pessoal. É muito mais comum ouvirmos a respeito da negatividade externa oriunda dos meios de comunicação, mídias sociais, companhias e ambiente. Dificilmente ouvimos falar do estado mental negativo.

Para mim a negatividade interna merece uma atenção muito maior, em parte porque está sob o nosso controle. Podemos remover este entrave dentro de nós mesmos hoje. Podemos começar já!

Se a tua energia positiva traz mudanças produtivas para a sua vida, o mesmo acontece com a energia negativa. Inconscientemente, trazemos a nossa vida pessoas e situações que refletem nosso estado emocional. Pergunte a si mesmo: Como me sinto? Estou alegre, feliz, tranquilo, preocupado, triste, desanimado, estressado, desmotivado, frustrado?

Em muitos casos, temos que nos dar conta que a energia negativa que pensamos que nos rodeia pode ser o reflexo de nossa situação emocional e, ao negarmos essa ideia, apenas conseguimos atrair mais negatividade. Lembre-se de que, se você está bem consigo mesmo, estará bem com os outros e a positividade vai permear a sua vida. A melhor forma de enfrentar os desafios da vida é encarando-os e assumindo a responsabilidade pelo que sentimos, dizemos, fazemos ou pensamos.

Jamais gaste tempo e energia culpando e reclamando, os outros por algo que você fez ou como se sente ou a sua situação de vida. Ao agir dessa maneira, você se transformará em vítima da situação e, em lugar de utilizar tempo e energia para superar as circunstâncias, irá consumir-se em sentimentos depressivos e ressentimentos. Vai andar para trás.

O importante é sermos responsáveis por nossos sentimentos e mudanças de humor. Não siga pela vida dizendo que a negatividade das outras pessoas afeta o seu estado mental, porque a única coisa que você vai conseguir com isso é gerar ainda mais negatividade. Em lugar de procurar culpados, procure uma solução para mudar a situação e fazer você sentir-se melhor.

Eu quero ajudar você a se libertar da negatividade!

duas mãos opondo-se, uma fehcada com polegar para baixo e outra fechada com polegar para cima

6 Atitudes Simples de Driblar a negatividade

1. Pare de reclamar.

O hábito de reclamar só piora a sua vida!

Quando nos encontramos numa situação desconfortável, nosso impulso natural é buscar algo para reclamar. Quando você ouve muito blá-blá-blá negativo interno, você fica contaminado, desmotivado com tanta informação de baixa qualidade. Seu cérebro automaticamente passa a buscar mais experiências negativas oriundas do seu passado e a coisa fica “russa”. É muito blá-blá-blá negativo! Você não se contenta apenas em pensar, você quer falar, falar e falar…. No geral, o impulso parece vir como uma forma de aliviar algo que te incomoda. Mas não demora muito para criarmos uma compulsão, ficamos a falar sem parar com todo mundo que encontramos. Utilizamos reclamações como um sistema de fuga.

Agora, uma coisa eu posso te garantir, baseada na minha experiência com psicóloga, reclamar da situação não vai resolver o seu problema. Reclamar, pelo contrário, vai aumentar seu problema. Porque provavelmente as pessoas com quem você vai conversar não são especialistas na área e não vão poder ajudar você, o desabafo servirá apenas com uma válvula de escape. Sabe o que vai acontecer? Você vai acabar ficando mais negativo, frustrado, insatisfeito e consequentemente desanimado, até triste ou deprimido. Além disso, a raiva e a frustração geradas pelas reclamações fazem o organismo liberar cortisol, o hormônio do estresse. Por isso sempre repito que reclamar só gera mais desmotivação. Reclamar menos é um desafio que compensa!

Aqui você encontra um Vídeo sobre o Hábito de Reclamar.

2. Seja consciente da sua energia

Lembre-se que trazemos a nossa vida pessoas e situações que refletem nosso estado emocional. Por isso decida conscientemente fazer coisas que te fazem bem, elevam a tua autoestima, produzem satisfação e bem-estar, consequentemente terá mais positividade em sua vida. Afinal seu processo de vida reflete seu estado mental!

Tudo bem sentir-se triste e desanimado em alguns momentos da vida, é natural, faz parte da nossa natureza humana. Mas lembre-se que toda noite de escuridão é seguida pelo amanhecer. Toda tempestade é seguida de calmaria, ou até de um arco-íris sorrindo para nós em um horizonte renovado. Toda dificuldade chega ao fim, tudo tem seu resultado e algum tipo de resolução mais ou menos bem-sucedido.

Um hábito que tenho para resgatar a energia positiva é aplicar a Estratégia dos Salvadores de Energia, saiba como fazer AQUI. Você vai usar quando se perceber caindo na negatividade, vai tomar uma atitude imediatamente, buscar os Salvadores de Energia, e a motivação, inspiração e positividade vai surgir imediatamente. Porque a vida diária oferece inúmeras oportunidades para você ser positivo agora.

Somos capazes de limpar toda a névoa e energia negativa que está dentro e fora de nós para abrir espaço no nosso interior e descobrir o potencial incrível que temos!

3. Não dê créditos aos seus pensamentos negativos.

Este é um dos conselhos mais difíceis de pôr em prática sozinho. Porque muitas vezes temos plena consciência do que nos incomoda e atrapalhas, mas não conseguimos mudar. Muitas vezes nosso cérebro parece que já está configurado para procurar problemas e depois que você focou toda a atenção em coisas negativas, é muito desafiador enxergar o lado positivo.

Aprenda a mudar seu foco mental! Como você se sente é 100% sua própria responsabilidade.
Se você se não está conseguindo mudar seu foco mental e trazendo negatividade para a sua vida, está na hora de buscar ajuda profissional. Se precisa de um psicólogo especializado para te acompanhar pode contar comigo. Conheça o atendimento personalizado!

botão com texto: quero dar o próximo passo

Longe de buscar mudanças no exterior, devemos entender que a responsabilidade está dentro de nós: mude seu estilo de pensamento e, então, o próprio mundo mudará com você.

“Se você pode mudar de ideia, você pode mudar o mundo”. William James

4. Chega de absorver problemas dos outros

Para o seu bem, não permita que os problemas dos outros se transformem nos seus, afinal você provavelmente já tem os seus. É fácil acabar absorvendo os problemas das outras pessoas e transformá-los em fatores negativos na sua vida, mas se você quer diminuir a negatividade, seguir o caminho da pessoa negativa irá apenas piorar a situação, pois desta forma, você estará estimulando e alimentando tal atitude.

Por isso, toda vez que você se pegar querendo resolver o problema de alguém, lembre-se de que essa é a vida dela e não a sua. Por mais que você queira ajudar, a perspectiva dela sobre o mundo é diferente da sua e projetar expectativas sobre o outro não vai ajudá-lo nem um pouco. Também não vai ajudar você.

Você não pode resolver o problema de pessoas que não querem ter seus problemas resolvidos. Você pode apenas resolver os seus. Aprenda a não focar nos problemas, foque nas soluções!

quatro bolas amarelas com sorrisos e uma bola vermelha triste

5. Liberte-se de companhias negativas

Sabemos que pessoas negativas contaminam o ambiente, roubam energias, sugam nossa vitalidade. Portanto, se você convive muito com pessoas negativas o resultado disso é que seu potencial de conquista será diminuído, isto poderá inclusive levá-lo a estados depressivos, falta de ânimo e até começar a ter dúvida de si mesmo.

Pessoas negativas se nutrem de ideias de impossibilidade, da descrença, da falta de amor, não tem esperança, compaixão, etc. A vitalidade de uma pessoa negativa é gasta ou desperdiçada com pensamentos e sentimentos negativos. As pessoas negativas derrubam e sugam a sua motivação. Elas colocam você para baixo. Preocupe-se em estar cercado das pessoas certas, aquelas que elevam sua motivação e energia. Quem não gosta de estar ao lado de pessoas felizes, otimistas, prósperas? Lembre-se: Você merece o melhor!

6. Concentre-se. Foque!

“Se você não gosta de alguma coisa, mude-a. Se não pode mudá-la, mude sua atitude.”

O que realmente nos dá grandeza, o que nos separa dos outros e nos torna, por sua vez, válidos para nós mesmos, não são nossas habilidades: são nossas atitudes. São as forças mais poderosas do ser humano, aquelas que nos conduzem às melhores conquistas. Foque em suas forças, trace um objetivo e concentre-se no seu plano. Faça todo santo dia algo pela sua meta e por você.

“Sua atitude, e não sua aptidão, determina sua altitude”. Zig Ziglar

Eu desenvolvi um programa de 30 dias totalmente voltado para a Positividade e como desenvolver um estado mental positivo, libertando-se da negatividade interna e externa, criando estratégias práticas diariamente. Clique aqui e saiba mais.

COMO LIBERTAR-SE DA NEGATIVIDADE E TER ATITUDE POSITIVA NA VIDA. Positivamente: tenha uma atitude positiva na vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *